Mateus Errou ao Citar Miqueias?
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D).
Como podemos explicar a citação encontrada em Mateus 2:6 aparentemente falha de Miqueias 5:2, uma vez que elas são diferentes das que foram usadas por Miqueias?
Primeiro, Mateus insere a expressão “terra de Judá” no lugar da palavra “Efrata”. Isso na verdade não muda o sentido do versículo. Não há diferença entre terra de Judá e Efrata, exceto que uma é mais específica do que a outra. De fato, Efrata refere-se a Belém na passagem de Miqueias, e Belém localiza-se na terra de Judá. Entretanto, isso não altera o sentido básico deste versículo. Ele fala da mesma área de terra. É interessante notar também que, quando Herodes perguntou aos principais sacerdotes e escribas sobre onde o menino deveria nascer, eles disseram: “em Belém da Judeia” (Mt 2:5).
Segundo, Mateus descreve a terra de Judá como não sendo “de modo algum a menor”, ao passo que Miqueias afirma que ela é “pequena demais”. O que Mateus está dizendo é que desde que o Messias deva vir dessa região, ela de forma alguma é a menor entre as outras áreas da terra de Judá. A frase de Miqueias diz apenas que Belém é bem pequena, bem diminuta, quando comparada às outras cidades da terra de Judá. O versículo não diz que ela é a menor entre elas, apenas que é muito pequena. Mateus está dizendo a mesma coisa com outras palavras, ou seja, que Belém é pequena em tamanho, mas de forma alguma a menor em importância, já que dela sairia o Messias.
Finalmente, Mateus emprega a frase: “que há de apascentar a meu povo, Israel”, e Miqueias não diz nada a respeito disso. Miqueias 5:2 reconhece que haverá aquele que “há de reinar em Israel”, e Mateus também reconhece isso, com a expressão “o Guia”. Contudo, a frase que não é dita por Miqueias na verdade é tirada de 2 Samuel 5:2.
A combinação desses versículos não anula o que está sendo dito, mas reforça o ponto que o autor quer salientar. Há outros casos em que isso ocorre também, em que o autor combina um texto da Escritura com outro. Por exemplo, Mateus 27:9-10 pega uma partede Zacarias 11:12-13 e outra de Jeremias 19:2,11 e 32:6-9. Também, Marcos 1:2-3 toma uma parte de Isaías 40:3 e outra de Malaquias 3:1; e somente a primeira é mencionada, já que ela é a mais importante.
Em resumo, Mateus não apresenta nada de errado ao citar Miqueias 5:2 e 2 Samuel 5:2. A citação é precisa, mesmo tendo ele parafraseado uma parte dela e combinado com outra porção da Escritura.
No amor de Cristo, Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário