Resumo dos livros da Bíblia (explicados): o que cada livro fala
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
A Bíblia é um conjunto de 66 livros inspirados por Deus que guiam a vida de todo crente. Esses livros foram escritos por mais de 40 pessoas ao longo de cerca de 1500 anos, todos os personagens e cada história ajuda a apontar para uma única pessoa: Cristo Jesus e seu ato de redenção.
Gênesis
Esse é o livro das origens, pois conta a origem do mundo, da humanidade e do povo hebreu. Os primeiros capítulos contam a origem da humanidade, desde os dias da criação até o dilúvio. A partir do capítulo 12, é contada a história dos três patriarcas dos hebreus: Abraão, Isaque e Jacó. A história termina com os filhos de Jacó no Egito, preparando a narrativa do livro de Êxodo.
Êxodo
Êxodo inicia-se com a história do nascimento de Moisés, passa pela sua fuga do Egito e formação de sua família em Midiã. Moisés é então chamado para retornar ao Egito pelo próprio Senhor, e recebe o poder de operar milagres e parte na missão de libertar os hebreus do Egito.
Ao retornar ao Egito, confronta o faraó diversas vezes, alertando-o acerca da justiça de Deus. Após as dez pragas devastarem o povo e a terra, o faraó libera-os. Não muito tempo depois, o exército egípcio persegue os hebreus em fuga. Nesse momento, Moisés opera a abertura do mar para que o povo atravessasse em terra seca.
Os hebreus peregrinam até o Monte Sinai, onde se estabelecem por um período. Nesse tempo, Moisés recebe a Lei de Deus, normais que deveriam guiar o povo de Deus.
Levítico
Levítico é o livro da pureza, pois ressalta a santidade e pureza que o povo de Deus deveria ter, de forma que reflita a pureza do próprio Deus. Nele estão contidos diversas leis sobre os sacerdotes, o tabernáculo e os procedimentos de pureza. Além disso, é encontrado também ensinos morais.
Números
Números continua a jornada dos hebreus rumo a terra prometida. O livro recebe esse nome por começar fazendo contagens dentre o povo, especificamente daqueles que estão aptos a guerrear na conquista da terra.
Nesse livro também são passados novas leis e instruções ao povo. Fica claro que o grande desafio é a obediência dos hebreus na missão de conquistar a terra, pois em determinado momento eles cogitam até mesmo voltar ao Egito.
Deuteronômio
Esse é o livro da repetição da Lei, pois muito tempo se passou desde que Deus deu a Lei em Êxodo. O povo hebreu estava prestes a conquistar a terra, por isso Moisés reforçou os mandamentos, tornando-os bem práticos. O livro termina fazendo a transição da liderança de Israel, de Moisés para Josué. Os últimos capítulos são marcados pelo cântico de Moisés e o relato de sua morte.
Josué
Josué é um livro de conteúdo militar, pois narra a conquista da terra prometida, Canaã, em todo o território. Entre diversos episódios de batalha, a conquista de Jericó e a paralisação do Sol e da Lua são os mais conhecidos. Após vencer diversos reis e exércitos, Josué realiza a distribuição das terras para cada tribo de Israel.
Juízes
Juízes acontece após a conquista da terra com Josué, mas antes do início da monarquia em Israel. Cada tribo agia de maneira independente, formando alianças ou desavenças. Como não havia um único líder sobre o povo, Deus levantava juízes periodicamente. Os juízes agiam como líderes militares e políticos, eram enviados por Deus para dar alívio ao povo, quando outra nação começava a prejudicá-los.
Rute
Rute é um livro calmo e tranquilo, se comparado com Juízes e Samuel. A história de Rute também se passa entre esses dois livros, com sua introdução a localizando na época dos juízes de Israel.
Rute é a nora de Noemi, ela acompanha sua sogra quando todos os homens da família morrem. Ao invés de retornar à sua terra natal, como era direito, Rute decidiu permanecer ao lado de Noemi, estando decidida a lhe prover sustento. Rute se relaciona romanticamente com Boaz, e a partir disso a condição das duas é restaurada.
1 Samuel
Esse livro conta a história de três pessoas: Samuel, o último juiz de Israel; Saul, o primeiro rei de Israel; e Davi, o maior rei de Israel. A história de Samuel começa com o relato de sua mãe, Ana, uma mulher de oração. Quando Deus concede um filho a Ana, ela consagra o menino Samuel ao Senhor, e ele cresce servindo com o sacerdote Eli.
A história de Saul conta sua trajetória até o reinado, seus pecados e sua queda, principalmente sua perseguição contra Davi. Por sua vez, Davi foi encontrado por Samuel como o último filho de Jessé, é ungido como rei mas passa a ser perseguido por Saul. O último episódio desse livro é o suicídio de Saul.
2 Samuel
2 Samuel é a continuação da história de 1 Samuel, eles são, na verdade, o mesmo livro. No início do livro, Davi é reconhecido como rei perante o povo oficialmente, conquista Jerusalém e leva o Tabernáculo do Senhor para lá. Nesse livro, outro personagens marcante é o profeta Natã, que acompanha o reinado de Davi como conselheiro.
Um episódio marcante é o adultério de Davi com Bate-Seba, a denúncia de Natã sobre o pecado de Davi e a morte do filho dessa união.
1 Reis
Esse livro começa iniciando o reinado do filho de Davi, Salomão. Deus concede à ele toda sabedoria necessária para guiar Seu povo. Em seguida, constrói o Templo do Senhor. Após sua morte, é narrado a divisão do reino em dois, Norte e Sul, e juntamente com isso a sucessão de reis que se seguiu em cada região. Paralelo a isso, inicia-se o ministério do profeta Elias.
2 Reis
Essa é a continuação direta da história de 1 Reis. Após a morte do profeta Elias, Eliseu assume o protagonismo, realizando diversos milagres. A sucessão de reis em Israel e Judá continua, e é narrado a queda de Israel pelo império Assírio, e posteriormente a queda de Judá pela Babilônia.
1 Crônicas
Esse livro foi escrito após o Exílio babilônico, de forma a reforçar toda a história e trajetória dos judeus até aquele momento. Crônicas rememora os eventos acontecidos nos livros de Samuel e Reis. Após nove capítulos de genealogia das tribos, o suicídio de Saul e a vida de Davi são contadas novamente. 1 Crônicas se encerra com a coroação de Salomão.
2 Crônicas
Continuando a recapitulação histórica do povo judeu, essa segunda parte das Crônicas inicia-se com os atos do rei Salomão, em especial a construção do templo. O livro avança para o racha que ocorre no reino, e segue acompanhando os reinados do Norte e do Sul, destacando a ênfase do coração deles em seguir ao Senhor ou à ídolos. Por fim, termina com a queda de Jerusalém pelos babilônicos.
Esdras
Esdras se passa após a queda do império da Babilônia. Os judeus que estavam exilados, agora estavam sob o império persa, que era mais generoso com eles e permitiram que voltassem à sua terra sagrada. Nesse livro é narrado o retorno do povo à Jerusalém, a reconstrução do Altar, do Templo e de Jerusalém como cidade.
Neemias
Neemias é muito similar à Esdras, mas com pontos de vista diferentes. Neemias também narra o retorno do povo judeu a terra prometida, com ênfase no trabalho braçal, como a reconstrução dos muros. Um grande destaque é a oposição de reis que ocupavam as regiões vizinhas.
Ester
Essa história também se passa após o a queda da Babilônia, e durante o império persa. Ester é a protagonista da história, uma mulher judia que foi escolhida para ser a esposa do rei persa Xerxes. Graças à sua sabedoria e astúcia, o povo judeu foi salvo.
Jó
Jó é um livro de sabedoria. Seus primeiros e últimos capítulos são em formato de narrativa, mas todo seu miolo é formado por debates entre Jó e seus amigos. Esses debates contém muita metáfora, poesia e figuras daquela época e região. Dessa forma, são muito profundas e significativas. Nem tudo que é dito nesses diálogos são verdades absolutas, uma vez que o próprio Deus ao fim da narrativa condena e refuta algumas coisas. O elemento mais marcante do livro é a ação de Satanás no mundo estar sujeita à autorização de Deus.
Salmos
O livro de canções de Israel, formado por diversos autores em diversos períodos de tempo. O principal autor é Davi, o rei de Israel, que além de grande guerreiro, era músico e hábil em composição. Há quem diga que salmos é uma anatomia do coração humano, pois neles estão descritos todo tipo de sentimento que uma pessoa pode sentir, de maneira bela e poderosa. Salmos é dividido em 5 partes (também chamados de 5 livros).
Provérbios
Provérbios é uma forma de sabedoria, são várias frases e ditados que contém ensinamentos para a vida. Seu conteúdo é extremamente prático e foca numa vida vivida com prudência e temor ao Senhor.
Eclesiastes
Esse é o livro de reflexões e meditações mais profundas do rei Salomão. Seu tom é pessimista e causa estranheza aos seus leitores atuais. Eclesiastes não tem conclusões cristãs, mas suas ideias podem ser complementadas com as visões de eternidade que Jesus fornece.
Cântico dos Cânticos
Ou Cantares de Salomão, uma poesia musical feita pelo rei Salomão dedicada à sua amada Sulamita. O conteúdo desse livro é romântico e contém metáforas que apontam para uma vida de casado. Muitos interpretam a relação Salomão/Sulamita como uma metáfora em si para Cristo e a Igreja.
Isaías
Isaías é um dos livros chamados de "profetas maiores", sua relevância é muito grande, sendo o profeta que mais anunciou a vinda do Messias. Sua visão do salvador é a do 'servo sofredor', alguém que tomaria as dores das pessoas sobre si.
Jeremias
Jeremias também é um profeta maior, sua carreira inicia-se quando os judeus ainda estavam em Judá. Sua vida é marcada por anunciar o juízo de Deus, enquanto ninguém lhe dava ouvidos. Viveu para ver a conquista da Babilônia sobre Jerusalém, como castigo divino pela falta de arrependimento do povo.
Lamentações
Esse é o livro mais negativo e até mesmo triste de toda a Bíblia. Em face da destruição de Jerusalém pela Babilônia, o profeta Jeremias lamenta profundamente cada detalhe dessa derrota.
Ezequiel
Ezequiel é outro dos profetas maiores, seu conteúdo é denso e muitas vezes confuso, porque Ezequiel é o profeta que mais tem visões sobrenaturais, sendo de difícil entendimento. Ezequiel profetizou quando Judá ainda estava de pé, mas em eminente destruição de acordo com suas predições. Ezequiel condenou fortemente a corrupção de profetas, sacerdotes e outras elites de Jerusalém.
Daniel
Daniel e seus três amigos, fizeram parte do primeiro grupo de judeus exilados na Babilônia. Daniel foi um jovem confiante em Deus, que não aceitou adorar outros deuses. Além disso, foi abençoado por Deus com a capacidade de interpretar sonhos, o que lhe elevou para próximo do rei da Babilônia, Nabucodonosor, que lhe concedeu muitas vantagens.
Oséias
Oséias é famoso por ser o profeta que Deus mandou se casar com uma prostituta. Esse episódio acontece porque Deus quis encenar a relação do povo com o próprio Senhor. Em outras palavras, Israel estava se prostituindo com outros deuses e líderes, ao invés de serem fieis a Deus.
Joel
Joel anuncia e faz menção à uma praga de gafanhotos que viria sobre Israel como forma de juízo de Deus. Diante disso, Joel prega o arrependimento para Israel.
Amós
Amós é um livro em que a justiça divina em relação às injustiças da terra está no centro das questões. Esse profeta denuncia a corrupção em Israel, corrupção dos líderes, sacerdotes e outros profetas.
Obadias
Esse é um livro bem curto, de apenas um capítulo. O grande alvo de Deus, através da boca de Obadia, é Edom, por ter se satisfeito com a destruição de Jerusalém.
Jonas
Esse é um um pouco diferente dos demais livros proféticos, porque contém bastante narrativa. Jonas foi chamado por Deus para pregar o arrependimento à uma nação inimiga de Israel, sanguinária e pecaminosa. Por todas esses elementos, o profeta se recusou a seguir o chamado de Deus e fugiu para a direção oposta.
Em face disso, Deus intervém, fazendo com que um grande peixe engula Jonas por três dias, fazendo com que ele se arrependa e vá finalmente pregar o arrependimento àquela nação.
Miquéias
Miquéias prega contra Israel e Judá, sua mensagem intercala condenação e salvação e prediz a queda de Israel e de Jerusalém. Uma das passagens mais famosas desse profeta é a declaração de que de Belém sairia um governante.
Naum
Esse profeta prega contra Nínive, uma nação estrangeira conhecida por sua violência. Por esse motivo, Naum se distingue dos demais profetas. Muitos, principalmente os maiores, criticavam nações estrangeiras, mas não como a crítica principal, e dessa maneira é que Naum se destaca, já que seu principal alvo é estrangeiro.
Habacuque
Diante da invasão babilônica contra Judá, Habacuque argumenta com Deus sobre a maldade do mundo. Num belo diálogo entre o profeta e o Senhor, a conclusão de que os maus receberão condenação e os bons justiça conclui o livo.
Sofonias
De todos os profetas, Sofonias é o que mais fala sobre o Dia do Senhor, o dia em que Deus jugará a terra e todos seus habitantes. Justiça será feita ao justo e castigo será dado aos maus.
Ageu
O primeiro profeta a falar após o exílio da Babilônia, Ageu incentiva o povo a retomar e persistir na reconstrução do Templo, destruído na invasão dos babilônicos.
Zacarias
Zacarias profetizou no tempo em que os judeus puderam retornar à terra prometida. Esse profeta é o mais apocaliptico, ou seja, é o que mais aponta para o fim do mundo e a nova criação de Deus.
Malaquias
Esse profeta viveu após os judeus retornarem à Jerusalém. Suas palavras refletem a pureza espiritual causada por Esdras e Neemias, dessa forma o profeta denuncia casamentos proibidos, problemas com os sacerdotes e da adoração vazia.
Livros do Novo Testamento
Mateus
O Evangelho segundo Mateus, conta a vida e ministério de Jesus, contando seus milagres e ensino. O maior diferencial de Mateus são os cinco grandes discursos de Jesus que estão distribuídos através do livro.
Marcos
O Evangelho segundo Marcos, também conta a vida e ministério de Jesus. O menor dos quatro evangelhos, não relata o nascimento de Jesus e tem uma ênfase muito forte nas ações práticas de Cristo, além de dedicar uma parte grande de seu conteúdo à semana da paixão.
Lucas
O Evangelho segundo Lucas, conta a vida e ministério de Jesus em mais detalhes. Lucas era um historiador, e através de suas pesquisas conseguiu informações preciosas sobre o nascimento e infância de Jesus. Por ser historiador, também é o evangelho que segue melhor a ordem cronológica dos eventos.
João
O Evangelho segundo João, é o mais diferente dos quatro evangelhos, até porque foi escrito depois dos outros três. João conta histórias inéditas da vida e ministério de Jesus, com detalhes e informações que somente alguém que era muito próximo poderia contar.
Atos dos Apóstolos
Segundo livro de Lucas, é na verdade uma continuação do Evangelho após a ascensão de Jesus. O foco da história aqui é o desenvolvimento da igreja primitiva, como ela se expandiu e como superou suas dificuldades. Os dois principais protagonistas do livro são o apóstolo Pedro e Paulo.
Romanos
Carta de Paulo à igreja de Roma. Uma das cartas mais importantes da história da igreja, Paulo desenvolve toda sua teologia nela, desde a universalidade do pecado até a obra de salvação de Jesus Cristo. A partir do capítulo doze, Paulo escreve muitas instruções práticas.
1 Coríntios
Primeira carta à igreja de Corinto. Nessa carta, destaca-se o tom revoltado do apóstolo Paulo, pois era uma igreja que estava dividida e cheia de pecados. Paulo tenta tratar esses problemas à distância e ensiná-los a mentalidade correta. Nessa carta encontra-se o famoso texto do amor cristão.
2 Coríntios
Segunda carta aos coríntios, aqui Paulo ressalta seus sofrimentos como apóstolo e a habitação celestial. Além disso, incentiva a igreja a colaborarem financeiramente na ajuda à igreja da Judéia.
Gálatas
Carta de Paulo à igreja da Galácia. É uma carta marcada pela indignação do apóstolo pela disposição dessa igreja de abandonar o evangelho verdadeiro em prol de um evangelho falso e legalista. Nessa carta a luta do Espírito contra a carne e os frutos do Espírito são bem conhecidos.
Efésios
Uma carta de Paulo aos irmãos de Éfeso. Esse escrito é com certeza uma carta, mas possui elementos de tratado teológico, por não envolver problemas locais específicos, mas desenvolve muita teologia, trabalhando conceito atrás de conceito. A ética da família cristã e a armadura de Deus são elementos bem conhecidos dessa carta.
Filipenses
Carta do apóstolo Paulo, conhecida como a 'carta da felicidade', porque o autor estava muito contente com o desempenho dessa igreja na fé em Jesus. A fé desses irmãos estava sendo conhecida em diversas regiões, o que alegrava o apóstolo. Um elemento muito conhecido dessa carta é a famosa descrição da humilhação de Jesus, por abandonar a forma de Deus e assumir forma de homem.
Colossenses
Carta de Paulo aos irmãos de Colossos. Nessa breve carta, o apóstolo conta os motivos de alegria que encontra nessa igreja, registra um louvor à supremacia de Cristo e instrui eles contra o legalismo.
1 Tessalonicenses
Uma carta curta, e provavelmente uma das primeiras do apóstolo Paulo. Ela incentiva os irmãos de Tessalônica a persistirem na caminhada cristã com excelência. O conteúdo mais marcante da carta é a descrição que Paulo faz do retorno de Jesus e nosso encontro com ele nos ares.
2 Tessalonicenses
Nessa pequena carta de respostas às necessidades da igreja de Tessalônica, Paulo adverte sobre o fim dos tempos e dá descrições acerca do anti-Cristo. Diante das dificuldades, o apóstolo também incentiva a perseverança dos irmãos.
1 Timóteo
Essa é uma carta pessoal entre Paulo e Timóteo, seu discípulo. Nessa carta encontram-se instruções valiosas acerca dos ofícios cristãos (pastor e diácono), com rigorosas exigências morais, de forma que o servo de Deus seja exemplar.
2 Timóteo
Segunda carta de Paulo ao seu discípulo. Agora já tem face da morte, Paulo incentiva seu pupilo a prosseguir firmemente na caminhada cristã e no serviço à Deus de maneira fiel. Conclui contente, sabendo que combateu o combate da fé.
Tito
Uma carta pessoal de Paulo à Tito, um colega e colaborador da fé. Nessa carta, Paulo dá instruções acerca dos ofícios cristãos (pastor e diácono).
Filemom
Nessa pequena carta, Paulo argumenta em favor de Onésimo, um escravo cristão que fugiu de seu senhor.
Hebreus
Uma longa e complexa carta, a autoria de hebreus é desconhecida. Nessa carta, encontramos um grande tratado teológico, que desenvolve as ideias acerca de Jesus Cristo e seu lugar diante de Deus. Por fim, a carta incentiva que os irmãos continuem firmes na fé.
Tiago
Escrita por Tiago, o meio irmão de Jesus, filho de José e Maria. Tiago se tornou um dos líderes da igreja de Jerusalém, poucos anos após a ascensão de Jesus. Essa carta contém um conteúdo muito prático, se assemelhando aos livros de sabedoria do Antigo Testamento. Muitos versos são bem conhecidos, mas um que se destaca é a ênfase do autor em praticar aquilo que se ouve.
1 Pedro
Escrita pelo apóstolo Pedro, essa carta contém uma voz pastoral, Pedro está cuidando do rebanho do Senhor. Ele incentiva a santidade, um bom comportamento civil dos cristãos, além dos valores cristãos no lar e na sociedade.
2 Pedro
Diante da perseguição que os cristãos estavam sofrendo, Pedro adverte seus leitores sobre os falsos ensinos que estavam sendo propagados no meio da igreja.
1 João
Essa é conhecida como a carta do amor, pois o amor é a chave para todos os relacionamentos (entre Deus e os Homens, os Homens e Deus e entre os Homens).
2 João
Uma carta curta e bem pessoal, João incentiva o amor cristão e adverte contra os falsos mestres.
3 João
Uma carta curta e pessoal de João, destinada à Gaio. O valor dessa carta se encontra na qualidade do relacionamento de João com seu amigo.
Judas
Uma pequena carta escrita por Judas, meio irmão de Jesus Cristo. Essa carta contém uma forte exortação contra os falsos mestres que ameaçam a igreja.
Apocalipse
Apocalipse também é uma carta, contando sobre uma revelação de como será o fim do mundo. Apocalipse contém diversas visões e revelações sobre o futuro, utiliza-se de muitas imagens e faz diversas críticas ao contexto que ela foi escrita. Esses fatores tornam a tarefa de interpretá-la bem difícil, o que exige bastante dedicação.
No amor de Cristo, Deus seja louvado. Graça e Paz!
--------------
Summary of the books of the Bible (explained): what each book says
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
The Bible is a set of 66 books inspired by God that guide the life of every believer. These books were written by more than 40 people over the course of about 1500 years, all the characters and each story help to point to a single person: Christ Jesus and his act of redemption.
Books of the Old Testament
Genesis
This is the book of origins, as it tells the origin of the world, humanity and the Hebrew people. The first chapters tell the origin of humanity, from the days of creation until the flood. From chapter 12 onwards, the story of the three patriarchs of the Hebrews is told: Abraham, Isaac and Jacob. The story ends with Jacob's sons in Egypt, preparing the narrative of the book of Exodus.
Exodus
Exodus begins with the story of Moses' birth, his escape from Egypt and the formation of his family in Midian. Moses is then called to return to Egypt by the Lord Himself, and receives the power to perform miracles and sets out on a mission to free the Hebrews from Egypt.
Upon returning to Egypt, he confronts the Pharaoh several times, warning him about God's justice. After the ten plagues devastate the people and the land, the Pharaoh releases them. Not long after, the Egyptian army pursues the fleeing Hebrews. At this point, Moses opens the sea so that the people can cross on dry land.
The Hebrews make their pilgrimage to Mount Sinai, where they settle for a period. During this time, Moses receives the Law of God, rules that should guide God's people.
Leviticus
Leviticus is the book of purity, as it emphasizes the holiness and purity that God's people should have, so that they reflect the purity of God Himself. It contains several laws about the priests, the tabernacle, and purity procedures. In addition, it also contains moral teachings.
Numbers
Numbers continues the journey of the Hebrews towards the promised land. The book gets its name because it begins with a count of the people, specifically those who are ready to fight to conquer the land.
This book also gives new laws and instructions to the people. It is clear that the great challenge is the obedience of the Hebrews in the mission to conquer the land, because at a certain point they even consider returning to Egypt.
Deuteronomy
This is the book of repetition of the Law, because much time has passed since God gave the Law in Exodus. The Hebrew people were about to conquer the land, so Moses reinforced the commandments, making them very practical. The book ends with the transition of leadership of Israel, from Moses to Joshua. The last chapters are marked by the song of Moses and the account of his death.
Joshua
Joshua is a book of military content, as it narrates the conquest of the promised land, Canaan, throughout the territory. Among several battle episodes, the conquest of Jericho and the standstill of the Sun and the Moon are the best known. After defeating several kings and armies, Joshua distributes the land to each tribe of Israel.
Judges
Judges takes place after the conquest of the land by Joshua, but before the beginning of the monarchy in Israel. Each tribe acted independently, forming alliances or disagreements. Since there was no single leader over the people, God raised judges periodically. The judges acted as military and political leaders, and were sent by God to bring relief to the people when another nation began to harm them.
Ruth
Ruth is a calm and peaceful book, compared to Judges and Samuel. The story of Ruth also takes place between these two books, with its introduction placing it in the time of the judges of Israel.
Ruth is Naomi's daughter-in-law, and she accompanies her mother-in-law when all the men in the family die. Instead of returning to her homeland, as was her right, Ruth decides to stay by Naomi's side, determined to provide for her. Ruth becomes romantically involved with Boaz, and from that moment on, their condition is restored.
1 Samuel
This book tells the story of three people: Samuel, the last judge of Israel; Saul, the first king of Israel; and David, the greatest king of Israel. Samuel's story begins with the story of his mother, Hannah, a woman of prayer. When God grants Hannah a son, she consecrates the boy Samuel to the Lord, and he grows up serving with the priest Eli.
Saul's story tells of his journey to the reign, his sins and his downfall, especially his persecution of David. David, in turn, was found by Samuel as the last son of Jesse, and is anointed as king, but begins to be persecuted by Saul. The last episode of this book is Saul's suicide.
2 Samuel
2 Samuel is the continuation of the story of 1 Samuel; they are actually the same book. At the beginning of the book, David is officially recognized as king by the people, conquers Jerusalem and takes the Tabernacle of the Lord there. In this book, another notable character is the prophet Nathan, who accompanies David's reign as an advisor.
A remarkable episode It is David's adultery with Bathsheba, Nathan's denunciation of David's sin, and the death of the son of this union.
1 Kings
This book begins with the beginning of the reign of David's son, Solomon. God grants him all the wisdom necessary to guide His people. He then builds the Temple of the Lord. After his death, the division of the kingdom into two, North and South, is narrated, along with the succession of kings that followed in each region. Parallel to this, the ministry of the prophet Elijah begins.
2 Kings
This is the direct continuation of the story of 1 Kings. After the death of the prophet Elijah, Elisha takes the lead, performing several miracles. The succession of kings in Israel and Judah continues, and the fall of Israel by the Assyrian Empire is narrated, and later the fall of Judah by Babylon.
1 Chronicles
This book was written after the Babylonian Exile, in order to reinforce the entire history and trajectory of the Jews up to that time. Chronicles recalls the events that took place in the books of Samuel and Kings. After nine chapters of genealogy of the tribes, Saul's suicide and David's life are recounted again. 1 Chronicles ends with the coronation of Solomon.
2 Chronicles
Continuing the historical recap of the Jewish people, this second part of Chronicles begins with the acts of King Solomon, especially the construction of the temple. The book moves on to the split that occurs in the kingdom, and continues to follow the reigns of the North and South, highlighting the emphasis on their hearts to follow the Lord or idols. Finally, it ends with the fall of Jerusalem to the Babylonians.
Ezra
Ezra takes place after the fall of the Babylonian empire. The Jews who were exiled were now under the Persian Empire, which was more generous to them and allowed them to return to their holy land. This book narrates the return of the people to Jerusalem, the reconstruction of the Altar, the Temple and Jerusalem as a city.
Nehemiah
Nehemiah is very similar to Ezra, but with different points of view. Nehemiah also narrates the return of the Jewish people to the promised land, with an emphasis on manual labor, such as the reconstruction of the walls. A major highlight is the opposition of kings who occupied the neighboring regions.
Esther
This story also takes place after the fall of Babylon, and during the Persian Empire. Esther is the protagonist of the story, a Jewish woman who was chosen to be the wife of the Persian king Xerxes. Thanks to her wisdom and cunning, the Jewish people were saved.
Job
Job is a book of wisdom. Its first and last chapters are in narrative format, but its entire core is formed by debates between Job and his friends. These debates contain a lot of metaphor, poetry and figures from that time and region. As such, they are very deep and meaningful. Not everything said in these dialogues is absolute truth, since God himself condemns and refutes some things at the end of the narrative. The most striking element of the book is that Satan's action in the world is subject to God's authorization.
Psalms
The book of songs of Israel, composed by several authors in different periods of time. The main author is David, the king of Israel, who in addition to being a great warrior, was a musician and skilled in composition. Some say that the psalms are an anatomy of the human heart, since they describe every type of feeling that a person can feel, in a beautiful and powerful way. Psalms is divided into 5 parts (also called 5 books).
Proverbs
Proverbs are a form of wisdom, they are several phrases and sayings that contain teachings for life. Their content is extremely practical and focuses on a life lived with prudence and fear of the Lord.
Ecclesiastes
This is the book of King Solomon's most profound reflections and meditations. Its tone is pessimistic and may seem strange to its current readers. Ecclesiastes does not contain Christian conclusions, but its ideas can be complemented with the visions of eternity that Jesus provides.
Song of Solomon
Or Song of Solomon, a musical poem written by King Solomon dedicated to his beloved Shulamite. The content of this book is romantic and contains metaphors that point to married life. Many interpret the Solomon/Shulamite relationship as a metaphor for Christ and the Church.
Isaiah
Isaiah is one of the books called the "major prophets", his relevance is very great, being the prophet who most announced the coming of the Messiah. His vision of the savior is that of the 'suffering servant', someone who would take on the pains of the people.
Jeremiah
Jeremiah is also a major prophet. His career began when the Jews were still in Judah. His life was marked by announcing God's judgment, while no one listened to him. He lived to see the Babylonian conquest of Jerusalem, as divine punishment for the people's lack of repentance.
Lamentations
This is the most negative and even sad book in the entire Bible. In the face of the destruction of Jerusalem by Babylon, the prophet Jeremiah deeply laments every detail of this defeat.
Ezekiel
Ezekiel is another of the major prophets. His content is dense and many Sometimes confusing, because Ezekiel is the prophet who has the most supernatural visions, which are difficult to understand. Ezekiel prophesied when Judah was still standing, but in imminent destruction according to his predictions. Ezekiel strongly condemned the corruption of prophets, priests and other elites of Jerusalem.
Daniel
Daniel and his three friends were part of the first group of Jews exiled to Babylon. Daniel was a young man who trusted in God, who did not accept worshiping other gods. In addition, he was blessed by God with the ability to interpret dreams, which brought him close to the king of Babylon, Nebuchadnezzar, who granted him many advantages.
Hosea
Hosea is famous for being the prophet whom God ordered to marry a prostitute. This episode happened because God wanted to stage the relationship of the people with the Lord Himself. In other words, Israel was prostituting itself with other gods and leaders, instead of being faithful to God.
Joel
Joel announces and mentions a plague of locusts that would come upon Israel as a form of God's judgment. In view of this, Joel preaches repentance to Israel.
Amos
Amos is a book in which divine justice in relation to the injustices of the land is at the center of the issues. This prophet denounces the corruption in Israel, the corruption of the leaders, priests and other prophets.
Obadiah
This is a very short book, with only one chapter. God's great target, through the mouth of Obadiah, is Edom, for having been satisfied with the destruction of Jerusalem.
Jonah
This is a little different from the other prophetic books, because it contains a lot of narrative. Jonah was called by God to preach repentance to a nation that was an enemy of Israel, bloodthirsty and sinful. Because of all these elements, the prophet refused to follow God's call and fled in the opposite direction.
In the face of this, God intervenes, causing a large fish to swallow Jonah for three days, causing him to repent and finally go and preach repentance to that nation.
Micah
Micah preaches against Israel and Judah, his message intersperses condemnation and salvation and predicts the fall of Israel and Jerusalem. One of the most famous passages of this prophet is the declaration that a ruler would come from Bethlehem.
Nahum
This prophet preaches against Nineveh, a foreign nation known for its violence. For this reason, Nahum stands out from the other prophets. Many, especially the greatest, criticized foreign nations, but not as their main critic, and this is how Nahum stands out, since his main target is foreigners.
Habakkuk
Faced with the Babylonian invasion of Judah, Habakkuk argues with God about the evil of the world. In a beautiful dialogue between the prophet and the Lord, the conclusion that the wicked will receive condemnation and the good will receive justice concludes the book.
Zephaniah
Of all the prophets, Zephaniah speaks most about the Day of the Lord, the day when God will judge the earth and all its inhabitants. Justice will be done to the righteous and punishment will be given to the wicked.
Haggai
The first prophet to speak after the Babylonian exile, Haggai encourages the people to resume and persist in rebuilding the Temple, destroyed in the Babylonian invasion.
Zechariah
Zechariah prophesied at the time when the Jews were able to return to the promised land. This prophet is the most apocalyptic, that is, he is the one who most points to the end of the world and God's new creation.
Malachi
This prophet lived after the Jews returned to Jerusalem. His words reflect the spiritual purity caused by Ezra and Nehemiah, in this way the prophet denounces forbidden marriages, problems with the priests and empty worship.
Books of the New Testament
Matthew
The Gospel according to Matthew tells the life and ministry of Jesus, recounting his miracles and teachings. The greatest difference in Matthew is the five major discourses of Jesus that are distributed throughout the book.
Mark
The Gospel according to Mark also tells the life and ministry of Jesus. The shortest of the four gospels, it does not report the birth of Jesus and has a very strong emphasis on the practical actions of Christ, in addition to dedicating a large part of its content to the week of the passion.
Luke
The Gospel according to Luke tells the life and ministry of Jesus in more detail. Luke was a historian, and through his research he obtained valuable information about the birth and childhood of Jesus. Because he was a historian, it is also the gospel that best follows the chronological order of events.
John
The Gospel according to John is the most different of the four gospels, especially because it was written after the other three. John tells previously unpublished stories of the life and ministry of Jesus, with details and information that only someone who was very close to him could tell.
Acts of the Apostles
The second book of Luke is actually a continuation of the Gospel after the ascension of Jesus. The focus of the story here is the development of the early church, how it expanded and how it overcame its difficulties. The two main protagonists of the book are the apostle Peter and Paul.
Romans Paul's letter to the church in Rome. One of the most important letters in the history of the church, Paul develops his entire theology in it, from the universality of sin to the work of salvation of Jesus Christ. From chapter twelve onwards, Paul writes many practical instructions.
1 Corinthians
First letter to the church in Corinth. In this letter, the apostle Paul's angry tone stands out, as it was a church that was divided and full of sins. Paul tries to deal with these problems from a distance and teach them the right mindset. This letter contains the famous text on Christian love.
2 Corinthians
Second letter to the Corinthians, here Paul highlights his sufferings as an apostle and his heavenly dwelling place. In addition, he encourages the church to collaborate financially in helping the church in Judea.
Galatians
Paul's letter to the church in Galatia. It is a letter marked by the apostle's indignation at this church's willingness to abandon the true gospel in favor of a false and legalistic gospel. In this letter, the struggle of the Spirit against the flesh and the fruits of the Spirit are well known.
Ephesians
A letter from Paul to the brothers in Ephesus. This writing is certainly a letter, but it has elements of a theological treatise, as it does not involve specific local problems, but rather develops a lot of theology, working on concept after concept. The ethics of the Christian family and the armor of God are well-known elements of this letter.
Philippians
A letter from the apostle Paul, known as the 'letter of happiness', because the author was very happy with the performance of this church in the faith in Jesus. The faith of these brothers was becoming known in several regions, which made the apostle happy. A well-known element of this letter is the famous description of Jesus' humiliation, for abandoning the form of God and taking on the form of a man.
Colossians
A letter from Paul to the brothers in Colossae. In this brief letter, the apostle tells of the reasons for joy he finds in this church, records praise for the supremacy of Christ and instructs them against legalism.
1 Thessalonians
A short letter, and probably one of the first by the apostle Paul. It encourages the brothers in Thessalonica to persist in their Christian walk with excellence. The most striking content of the letter is Paul's description of the return of Jesus and our encounter with him in the air.
2 Thessalonians
In this short letter responding to the needs of the church in Thessalonica, Paul warns about the end of times and gives descriptions about the anti-Christ. In the face of difficulties, the apostle also encourages the brothers to persevere.
1 Timothy
This is a personal letter between Paul and Timothy, his disciple. This letter contains valuable instructions about Christian offices (pastor and deacon), with strict moral requirements, so that the servant of God may be exemplary.
2 Timothy
Paul's second letter to his disciple. Now that he is facing death, Paul encourages his pupil to continue firmly on the Christian walk and in faithfully serving God. He concludes with joy, knowing that he has fought the fight of faith.
Titus
A personal letter from Paul to Titus, a colleague and co-worker in the faith. In this letter, Paul gives instructions about Christian offices (pastor and deacon).
Philemon
In this short letter, Paul argues on behalf of Onesimus, a Christian slave who ran away from his master.
Hebrews
A long and complex letter, the authorship of Hebrews is unknown. In this letter, we find a great theological treatise, which develops the ideas about Jesus Christ and his place before God. Finally, the letter encourages the brothers to remain firm in the faith.
James
Written by James, the half-brother of Jesus, son of Joseph and Mary. James became one of the leaders of the church in Jerusalem, a few years after the ascension of Jesus. This letter contains very practical content, similar to the books of wisdom of the Old Testament. Many verses are well known, but one that stands out is the author's emphasis on practicing what one hears.
1 Peter
Written by the apostle Peter, this letter contains a pastoral voice. Peter is caring for the Lord's flock. He encourages holiness, good civil behavior among Christians, and Christian values in the home and in society.
2 Peter
In the face of the persecution that Christians were suffering, Peter warns his readers about the false teachings that were being propagated in the church.
1 John
This is known as the love letter, because love is the key to all relationships (between God and men, men and God, and between men).
2 John
A short and very personal letter, John encourages Christian love and warns against false teachers.
3 John
A short and personal letter from John, addressed to Gaius. The value of this letter lies in the quality of John's relationship with his friend.
Jude
A short letter written by Jude, the half-brother of Jesus Christ. This letter contains a strong exhortation against the false teachers who threaten the church.
Apocalypse
Apocalypse is also a letter, telling about a revolution elation of what the end of the world will be like. Revelation contains several visions and revelations about the future, uses many images and makes several criticisms of the context in which it was written. These factors make the task of interpreting it very difficult, which requires a lot of dedication.
In the love of Christ, God be praised. Grace and Peace!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário