O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA

O Perigo da Desobediência
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th. D.)

E em 1 Samuel 15:22 o profeta diz: "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar".
A quem essa palavra foi direcionada?
Essa exortação profética foi para Saul, o primeiro rei de Israel, alguém que começou sua história com Deus muito bem, mas que terminou muito mal. Antes da advertência do profeta, Deus dissera a Saul: Fere a Amaleque e destrói tudo o que ele tiver. Porém, Saul ao invés de obedecer fielmente a Palavra do SENHOR, deixou vivo Agague, o rei dos amalequitas, e também preservou o melhor dos animais dos amalequitas.
Saul obedeceu parcialmente ao SENHOR e obedecer parcialmente é o mesmo que desobedecer. Em vez de seguir a Palavra de Deus, decidiu seguir o próprio coração, adentrando pelas veredas da desobediência.
O rei Saul poderia ter vivido longos e prósperos anos, com grandes vitórias, mas ao contrário, entrou em decadência espiritual. Em uma batalha com os filisteus vendo que para ele só havia a derrota lançou-se sobre sua própria espada e morreu. (1 Samuel 31:4)
Saul representa todo àquele que conhece a palavra de Deus, mas, deliberadamente, decide desobedecê-la.
I - Deus e Sua Palavra
Deus é a suprema autoridade, a mais alta autoridade existente no universo.
Primeiro: DEUS é legislador. Isso significa que ELE cria suas leis. DEUS é o criador de leis, padrões, princípios, ordenanças.
Segundo: DEUS é juiz. Isso significa que o próprio DEUS se dispõe a fazer cumprir as Suas leis, punindo os transgressores.
A lei ditada por Deus se torna obrigatória e não existe ninguém que tenha competência ou autoridade para anulá-la ou modificá-la. A lei de Deus é algo que todos estão obrigados a cumprir. Isso não deve ser motivo de descontentamento, mas de alegria, porque a Bíblia declara:
A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Sl 19:7
Nada justifica a desobediência. O ETERNO Deus não aceita as considerações do homem que tenta justificar a sua desobediência.
II - O que é obediência?
Vamos examinar essa palavra em hebraico, greco e latim (de onde veio a língua portuguesa).
Hebraico - No Antigo Testamento a palavra usada para obediência é: שָׁמַע (shamá) vem de um termo hebraico muito primitivo, significando "ouvir", "escutar", "obedecer", ocorrendo cerca de 1158 vezes nos livros do AT.
Grego - No Novo Testamento encontramos a palavra grega ὑπακοή (hypakoē), com o sentido de "obediência e submissão". Esse vocábulo ocorre cerca de 15 vezes no NT.
Latim - A palavra "obediência" em português vem do latim: oboedire = escutar com atenção (OB = "atenção"; AUDIRE = "escutar"), acatamento, rendição, um comportamento pelo qual uma pessoa aceita as ordens dadas por outra.
O texto de Deuteronômio 28 fala sobre as bênçãos de ser obediente. Se Israel obedecesse a Deus seria exaltado entre as nações e a benção de Deus acompanharia todas as áreas da vida daquele povo.
A proteção, o suprimento, a prosperidade e o triunfo do povo de Israel estavam condicionados à Obediência à Palavra do SENHOR. Israel alcançaria o fim prometido se obedecesse ao que Deus havia ordenado.
III - O que é Desobediência?.
Há duas palavras estreitamente relacionadas com a desobediência: rebelião e obstinação.
1ª- Rebeldia é o ato de se recusar a obedecer a uma autoridade. Quem desobedece a Deus, rejeita a autoridade de Deus sobre sua vida.
Qual a ligação entre rebeldia e feitiçaria?
Quem é rebelde identifica-se com o pecado de Lúcifer. Quem se rebela contra Deus abre-se à influência de demônios. Quem não se sujeita a Deus sujeita-se ao diabo, o líder de toda rebelião contra Deus.
Em Ef 2:2 - Os desobedientes andam sob a influência do príncipe das potestades do ar que operam nos filhos da desobediência.
Em Cl 3:6 diz que a ira de Deus se manifesta nos filhos da desobediência.
2ª- Obstinação - é como pecado de idolatria e culto a ídolo. O obstinado é teimoso e o teimoso não atende Deus, segue a sua própria cabeça. O obstinado torna-se devoto de si mesmo. E seguir a si mesmo é egolatria.
IV - Desobediência: casual e deliberada.
Casual (imprevisto, eventual) - A desobediência pode ser esporádica, um acidente de percurso ou programada. Ambas produzem consequências, e, toda desobediência está sujeita ao Juízo de Deus.
Deliberada - A desobediência deliberada é um ato programado. Muitos governantes, neste mundo tenebroso, têm institucionalizado o pecado, quebrando mandamentos da Lei de Deus, desobedecendo a Deus e Sua Palavra. Esse tipo de desobediência é programado, uma desobediência consciência e premeditada.
Milhões de pessoas estão praticando a desobediência deliberada até torná-la um hábito, um estilo de vida, atraindo para si mesmas o juízo de Deus.
V - O Que Leva o Homem a Desobedecer? Insubmissão, arrogância, autossuficiência, rebelião. (Lc 12:48).
Dentre os desobedientes há aqueles que:
Negam a existência de Deus; Sl 14:1
Desprezam a autoridade de Deus; Tito 3:3
Rebaixam Deus ao seu nível;
Invalidam a Palavra de Deus; Mt 15:6
Confrontam a vontade de Deus - Rebelião.
VI - DEPOIS DA DESOBEDIÊNCIA, VEM A DECADÊNCIA.
A desobediência enfraquece o povo de Deus e consequentemente deixa-o vulnerável ao inimigo.
Deus mandou Samuel falar com Saul sobre a sua DESOBEDIÊNCIA. Houve consequências do pecado de Saul? Sim houve.
Deus retirou o seu Espírito sobre Saul e a partir de então o rei desobediente começou a ser atormentado por um espírito maligno. (1 Samuel 16: 14)
Muitos homens estão caídos, fracassados e perdidos por causa da desobediência a Deus. Desobediência deliberada abre as portas para o mal: cedo ou tarde o pecador sofrerá as consequências da desobediência.
Quatro Verdades Sobre a Desobediência
· Somos Servos de Quem Prestamos Obediência
Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como servos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Romanos 6:16
· Há um espírito de desobediência no Mundo
Nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Efésios 2:2
· A Integridade Passada Não Justifica a Desobediência Atual
"Por isso, filho do homem, diga aos seus compatriotas: A retidão do justo não o livrará se ele se voltar para a desobediência, e a maldade do ímpio não o fará cair se ele se desviar dela. E, se pecar, o justo não viverá por causa de sua justiça. Ezequiel 33:12
· A Ira de Deus vem sobre os Desobedientes
Gênesis 3:17 - Deus disse: "Maldita é a terra por causa de ti". O nosso planeta está amaldiçoado por causa de uma escolha errada de Adão, perpetuada pelos seus descendentes, ou seja, a decisão deliberada de desobedecer a Palavra de Deus. O Criador respeita as decisões humanas, até mesmo quando elas contrariam Sua vontade. Deus, porém, não inocenta o culpado. Quem planta desobediência, colhe juízo, desgraça, maldição, condenação...
A desobediência desperta o juízo, legaliza o castigo e abre as portas para o mal.
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Efésios 5:6
E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 2 Tessalonicenses 1:8
NAUM 1: 3 - O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e jamais inocenta o culpado.
Conclusão
Deus nos chama à obediência. Devemos obedecer a Deus de forma inegociável. Sempre!
Se por nossa fraqueza desobedecermos a Deus, o nosso coração deve se inclinar ao arrependimento o mais rápido possível.
A desobediência abre as portas para o juízo, mas a obediência abre as portas para as bênçãos de Deus.
Que sejamos despertados à obediência porque esta é a vontade do SENHOR para o nosso próprio bem. Aquele que obedece aos mandamentos de Deus fica pronto para ser alcançado pela bênção de Deus.
No amor de Cristo, Deus seja sempre louvado. Graça e Paz!

Um comentário:

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DO TERMO FÉ EM LUTERO

  OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DO TERMO FÉ EM LUTERO Doutor Raymundo Cortizo Perez, (Th. D.) Filosofia, Teologia, História da Igreja , Reforma prot...