QUANTO ENTRETENIMENTO EM EXCESSO?

  

Compartilhado com Público
QUANTO ENTRETENIMENTO É EM EXCESSO?
Nós devemos ser a geração mais entretida em toda a história humana. Nós tomamos o entretenimento como nosso direito inalienável. Se trabalharmos duro durante o dia, assumimos que ganhamos algumas horas de diversão a noite. NA verdade, nós nem mesmo conseguimos passar o dia sem ao menos algumas distrações – navegar em alguns websites pela manhã, alguns vídeos do Youtube durante o almoço, rádio esportiva enquanto dirige pra casa. As horas da noite são para o Netflix, é claro, e para os vídeo-games, livros de colorir ou um filme ocasionalmente. Fins de semana são para os esportes, para o cinema, para relaxar lendo um livro. As escolhas são sem fim e nosso comprometimento é quase total.
É bom que consideremos o lugar do entretenimento na vida do Cristão. Qual é o propósito do entretenimento? Quanto é suficiente? Quanto é demais?
É claro que precisamos de tempos de descanso e entretenimento para frutificarmos nesse mundo. A vida é difícil e precisamos de oportunidades para relaxar, para limpar a mente e recarregar.
Iremos fazer mal aos nossos corpos, mentes e almas se apenas trabalharmos. Por essa razão a bíblia não menospreza o entretenimento. Ela não olha com desaprovação para as nossas folgas, as atividades que são relaxantes e que, abençoadamente, nos distraem. Não zomba das horas nos dias e semanas que são propositalmente reservadas para algo além das responsabilidades do dia a dia. O próprio Jesus livremente relaxou entre amigos.
Ainda assim a Bíblia nos lembra que somos responsáveis perante de Deus por cada minuto e cada hora. Devemos remir o pouco tempo nos dado. Temos responsabilidades que devemos cumprir e deveres que devemos realizar. Nosso propósito na vida não é o entretenimento. O mandato de Deus para Adão era sobre domínio e não distração. A comissão de Jesus para seus seguidores pedia comprometimento completo. Nós fomos feitos para trabalhar, não para brincar.
Desse modo, devemos aproveitar o entretenimento com propósito, como um modo de alcançar descanso. Devemos buscar o descanso no entretenimento o apenas bastante para que alcancemos nossos propósitos maiores. Não trabalhamos pra podermos descansar, nós descansamos para podermos trabalhar. Nós descansamos o suficiente quando esse descanso nos preparou para voltar ao arado. Descansamos demais quando o arado ficou enferrujado e os campos abandonados. Nosso entretenimento deve sempre ser restrito e com propósito, preparado para nos retornar ao campo de trabalho refrescado e renovado.
A Bíblia também nos lembra que somos responsáveis pelas formas que nosso entretenimento toma. Deve ser sempre puro e sem pecado. Enquanto nós podemos tomar uma pausa do trabalho, nunca devemos tomar uma pausa da santidade. O que assistimos ou lemos ou jogamos deve servir para aumentar a nossa caminhada, não diminuí-la. Deve aumentar nossa pureza, não diminuí-la. Deve estimular nosso amor por Deus e pelos homens, não diminuí-lo. Devemos preferir zero entretenimento do que nos entretermos como descrentes. Nosso entretenimento deve sempre ser verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama. Deve sempre ser aproveitado com consciência pura e para promover uma consciência ainda mais pura.
Entretenimento é um presente de Deus, desenhado para nos refrescar do longo trabalho que já passou e nos preparar para o trabalho que ainda está por vir. Como Cristãos, fazemos bem em buscá-lo. Fazemos bem em criar novas formas de entreter, e convidar outros a participar conosco. Mas sempre devemos lembrar do que J.R. Miller diz muito bem:
"Entretenimento não é o fim, mas um meio. Não é o objeto da vida, mas uma ajuda no caminho. Não é o objetivo, mas é uma sombra fresca, ou a nascente borbulhante na íngreme beira da montanha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DO TERMO FÉ EM LUTERO

  OS MÚLTIPLOS ASPECTOS DO TERMO FÉ EM LUTERO Doutor Raymundo Cortizo Perez, (Th. D.) Filosofia, Teologia, História da Igreja , Reforma prot...