Qual é a diferença entre Hebreus, israelistas, judeus, esralenses e semitas?

 

Qual a diferença entre hebreus, israelitas, judeus, israelenses e semitas?

Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)

Hebreus são os primeiros Judeus, os primeiros habitantes da Terra de Israel, aqueles que usaram pela primeira vez a língua hebraica. O termo tem um sentimento mais étnico e tribal do que religioso.

Quanto a israelitas e judeus, fazia-se uma distinção no período entre os século X e VIII antes da Era Comum, quanto dez tribos estabeleceram-se no norte da Terra Santa (Reino de Israel) e duas no sul (Reino de Judá). Hoje, porém, os dois termos são sinônimos. Judeus, por definição, são aqueles que aderem ao judaísmo como religião. E "israelita" é um termo usado simplesmente por quem não gosta de se chamar de judeu.

"Israelense", por outro lado, é um termo que designa um cidadão do Estado de Israel e não tem portanto nenhuma conotação religiosa ou étnica.

Existe diferença entre semita e judeu?
A palavra "semita" vem de "Shem". Os semitas são os descendentes de Shem, filho mais velho de Noé. Na realidade, trata-se de um conjunto de povos, que na antiguidade abrangia hebreus, árabes, babilônios, assírios, arameus, cananeus e fenícios.

Com o passar do tempo, o termo adquiriu um sentido mais restrito, em consequência da literatura antijudaica do fim do século XIX, que introduziu a palavra "semita" num contexto totalmente inexato, aplicando-se somente aos judeus. Daí o nome de "anti-semitismo" que se dá popularmente ao movimento contra os judeus

2 comentários:

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE

 AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th. D). 1.  Introdução Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escr...