ÁRVORE DA VIDA - SIGNIFICADO NO NOVO TESTAMENTO

 Árvore da Vida — Significado no Novo Testamento

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
Árvore da Vida — Significado no Novo Testamento Árvore da Vida
Expressão Grega: xulon zoes
Algumas pessoas desejam ter uma árvore que cresça dinheiro, mas há uma árvore ainda melhor, a “árvore da vida.” O termo em grego, xulon zoes, denota “uma árvore que dá a vida”, isto é, a vida eterna (João 20:31). Essa árvore simboliza a vida eterna que Deus tem colocado à disposição da humanidade. Vemos esta árvore no início da Bíblia e no final.
A árvore da vida “foi colocada por Deus no meio do jardim do Éden” (Gn 2:8-9). Deus disse a Adão que ele poderia comer de toda árvore do jardim, exceto a “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:16-17). Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal, eles foram expulsos do jardim para que elas não “tomassem também da árvore da vida, e comendo, vivessem para sempre” (Gn 3:22 ). A narrativa de Gênesis sugere que Deus destinou a “árvore da vida” para fornecer Adão e Eva com um símbolo de vida em comunhão com Ele e dependência. A vida humana, distinguindo-o dos animais, é muito mais do que meramente biológica, é também espiritual, ela encontra a sua mais profunda realização na comunhão com Deus.
Versículos chave
Apocalipse 2:7; 22:2, 14, 19
O livro de Apocalipse contém as únicas referências à “árvore da vida” no Novo Testamento (Apocalipse 2:7; 22:2, 14, 19). A Bíblia começa e termina com um paraíso no meio do qual há uma “árvore da vida.” O caminho para a “árvore da vida”, que foi encerrado em Gênesis 3, está aberto novamente para o povo crente em Deus. Isso foi possível pelo segundo Adão, Jesus Cristo. Ele morreu na cruz pelos pecados de toda a humanidade, desde Adão até você e eu. Aqueles que lavaram as suas vestes no sangue de Cristo (Apocalipse 7:14) e têm pedido perdão dos seus pecados através da obra redentora de Cristo, recebe o direito à “árvore da vida” (Apocalipse 22:14), mas os rebeldes não terão acesso à ela. Esta árvore dará constantemente vida contínua a todos os que participam dela, pois ela simboliza a vida eterna de Deus disponibilizada para a humanidade redimida.
No amor de Cristo, Deus seja louvado. Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE

 AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th. D). 1.  Introdução Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escr...