PAULO, O APÓSTOLO, ERROU E FEIO. FEZ CITAÇÕES PAGÃS QUE POUCOS SABEM E CONHECEM

PAULO, O APÓSTOLO, ERROU E FEIO. FEZ CITAÇÕES PAGÃS QUE POUCOS SABEM E CONHECEM.

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
Pagão na Bíblia significa todo aquele que não adora ao verdadeiro Deus. Quando os textos bíblicos do Antigo Testamento falam dos pagãos, isso não indica apenas que essas pessoas não pertenciam à nação de Israel, mas que também estavam associadas às práticas completamente contrárias à Lei de Deus.
A palavra “pagão” geralmente é uma tradução menos usual para o termo hebraico goy ou para o termo grego ethnos, que na maioria das vezes são traduzidos como “nações” ou “gentios”. Então algumas traduções preferem a designação “pagãos” ao invés de “gentios” ou “nações” em certos textos bíblicos com o objetivo de enfatizar o sentido de antipatia e reprovação das práticas dessas pessoas. Em outras palavras, na linguagem bíblica os pagãos são pessoas mundanas que estão em oposição a Deus e são adeptas de alguma forma de paganismo. Saiba também quem eram os gentios.
Já no aspecto cristão, esse mesmo sentido é preservado. Um pagão é aquele que não se enquadra nos distintivos da Fé Cristã, ou seja, é um seguidor de uma falsa religião e devoto de um falso deus. O Novo Testamento ainda informa que apesar dos falsos deuses dos pagãos não serem nada, por trás deles está a influência de demônios (1 Coríntios 10:19,20). Popularmente também é comum chamar de pagão qualquer pessoa sem religião que diz não crer em Deus.
A origem dos pagãos
Todo o testemunho das Escrituras deixa claro que a origem do paganismo está nos pecado da humanidade. Quando houve a Queda do Homem, o pecado separou a humanidade de Deus, e os homens procuraram constituir para si mesmos falsos deuses.
Paulo fala sobre isso em sua Carta dos Romanos. Ele diz que desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua divindade, têm sido vistos muito claramente e compreendidos por meio das coisas criadas (Romanos 1:20). É como o salmista escreve: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Salmo 19:1).
Mas o apóstolo Paulo diz que tendo os homens conhecido a Deus, eles não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças. Por outro lado, os pensamentos dos homens tornaram-se fúteis, e seus corações insensatos ficaram obscuros. Como resultado, apesar de eles se dizerem sábios, tornaram-se loucos. Então eles “trocaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis” (Romanos 1:21-23).
Mas essas pessoas são indesculpáveis (Romanos 1:20). Elas “mudaram a verdade de Deus em mentira; e honraram e serviram maia a criatura do que o Criador” (Romanos 1:25). Na verdade o apóstolo diz que Deus entregou essas pessoas às concupiscências de seus corações, à impureza sexual, para a degradação de seus corpos entre si (Romanos 1:24). Porém, a Bíblia não deixa dúvida de que “os ímpios serão lançados no inferno; e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17).
O que os pagãos faziam?
As práticas dos pagãos na Bíblia são muito variadas. Aqui devemos lembrar que nos tempos do Antigo Testamento a revelação especial de Deus estava praticamente restrita ao povo de Israel. Então nesse aspecto, todas as outras nações eram pagãs. Normalmente cada uma dessas nações tinha seu próprio panteão e seu sistema de culto aos seus ídolos. Naquela época o politeísmo dominava a ideia religiosa das pessoas.
Mas a Bíblia destaca algumas das práticas abomináveis dos pagãos. O costume mais comum, claro, era a idolatria. A Bíblia diz que qualquer adoração que não seja direcionada ao verdadeiro Deus é idolatria. Como os pagãos adoravam seus próprios deuses, eles eram pessoas essencialmente idólatras.
Os pagãos frequentemente estavam envolvidos em imoralidades sexuais. Na verdade grande parte dos rituais religiosos dos pagãos envolvia algum tipo de orgia. À luz do texto de Levítico 18, entendemos que algumas das práticas dos pagãos de Canaã incluíam: 1) relacionamentos incestuosos; 2) relacionamentos homossexuais; 3) relacionamentos sexuais com animais; 4) prostituição e adultério; e 5) sacrifícios humanos. A Bíblia diz que pais entregavam os próprios filhos para serem sacrificados a falsos deuses, como Moloque (Levítico 18:6-28).
A perigo do paganismo
Quando o povo de Israel entrou em Canaã, aquela terra era habitada por nações pagãs. Então a nação de Israel foi fortemente advertida pelo Senhor a nunca se misturar com os pagãos e jamais adotar suas práticas. Inclusive, Israel deveria ser uma nação distintiva entre as demais.
Mas os israelitas falharam em obedecer ao Senhor. Por isso por todo o Antigo Testamento a Bíblia registra episódios em que os hebreus se misturaram aos pagãos e receberam o castigo divino. A influência do paganismo em alguns momentos foi tão forte, que altares a falsos deuses foram construídos.
No tempo de Jezabel, por exemplo, grande parte do povo estava conformada em adorar a Baal e Aserá. Houve até rei em Israel que ofereceu o próprio filho em holocausto, imitando os costumes detestáveis dos pagãos (2 Reis 3:16). Por causa da mistura com o paganismo, os hebreus acabaram sendo levados cativos por nações estrangeiras. Os crentes do Novo Testamento também são alertados a não andarem segundo os costumes dos pagãos (cf. 1 Pedro 4:3-5)
ALGUMAS DAS CITAÇÕES “PAGÃS” USADAS POR PAULO:
1)At.17:18-28: “E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades. Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”
“Como alguns dos vossos poetas têm dito” – Paulo sabia que os atenienses não conheciam o Antigo Testamento. Assim, para alcançar a platéia fez uso de seus próprios poetas. Embora aquelas palavras se referissem a Zeus, o chefe dos deuses gregos, Paulo aplica as citações ao Deus Vivo dos Céus. Nesse trecho Paulo faz uso de três deles: Epimênides, Cleanto e Arato.
“...Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”, citação da obra “Cretica”, do poeta Epimênides (600 a.C.), natural de Cnossos, em Creta. Era conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.
“...Porque dele também somos geração...”, citação das obras de Cleanto e de Arato, as quais possuíam similaridade extremo à que aqui vemos invocada.
Cleanto, o filósofo estóico grego (331-233 a.C.), em seu poema “Hino a Zeus”, tem uma linha similar em extremos à que aqui vemos citada:
Mais glorioso dos imortais, de muitos nomes,
Todo-poderoso e para sempre, tu, ó Zeus,
Soberano da natureza, e que guias com tua mão
Tudo quanto existe, saudamos com louvores. Justo
É que os mortais te invoquem em harmonia,
Pois somos tua geração, e nós somente,
De tudo quanto vive e se move sobre a terra,
Recebemos o dom da linguagem imitativa.
Arato, poeta originário de Soli, uma cidade pertencente à própria província de Cilícia. Arato viveu em cerca de 300 a.C (315-240 a.C). A linha citada foi extraída de seu poema didático chamado “Fenômenos”, que foi composto a fim de relatar os fatos principais da ciência astronômica e meteorológica, conforme os conhecimentos da época. Esse poema tem início com uma invocação Zeus, e é exatamente essa invocação que encerra a linha citada por Paulo:
De Zeus começa; jamais deixemos
De amar seu nome. Com ele, Zeus, estão cheios
Todos os caminhos que palmilhamos, e todos os negócios dos homens;
Enche “ele” também o mar, todo o ribeiro e baía;
E todos, em tudo, precisamos da ajuda de Zeus,
Pois também somos sua geração (Fenômenos, 1-5)
2)1ºCo.15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
“as más conversações corrompem os bons costumes” – Essa citação de Paulo foi extraída da comédia grega de Menandro, da obra “Thais”.
Menandro (300 a.C.), cujos escritos, os coríntios conheciam, foi um autor pagão, cujas citações circulavam verbalmente entre muitos.
3)Tt.1:12: “Foi mesmo, dentre eles, seu próprio profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé.”
Epimênides, mais uma citação desse poeta pagão, conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.

8 comentários:

  1. Muito bem e ricamente eleborado, eu não conhecia tais fatos, vejo que a Palavra de Deus, têm a palavra do homem também. Acho que jamais deveria de fazer comparação de Zeus com Deus como Paulo fez. Deus o abençoe professor Raymundo. Missionário Luiz Cláudio - Entre Reio - SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela sua visita e pelo comentário. A sua cidade é "Entre Rios", muito bela.

      Excluir
  2. Um estudo bíblico teológico que muda muitos conceitos. Jamais citações pagãs deveriam servir ser usadas para mostrar o Deus único, vivo e verdadeiro. Paulo, era um grande intelectual, estudioso, doutor, sábio, infelismente aqui ele errou, a filozofia não sabe explicar Deus, explica a vida,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para pensar... Tenho grande admiração pelo apóstolo, o cristianismo seria apenas uma seita do jedaísmo se não fosse o trabalho missionário do Apóstolo. Na verdade, ele errou, no meu ponto de vista e acho que ninguém que não. Fraterno abraço

      Excluir
  3. Belíssimo Doutor Raymundo, o seu texto bíblico teológico, mostra minusiosamente que o seu trabalho é cheio de detalhes que a maioria não percebe mesmo que leia 1 mil vezes. Olhos de águia, sabe desenvolver o seu conhecimento em um texto memorável. Abraços do Pastor José Firmino, Recife - PE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o "Olhos de Águia" um forma muito elevada no sentido espiritual. Agradeço de coração a sua visita e o inesquecível comentário.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Serco de Deus, meu amigo Ademar, minha gratidão pela sua amizade, pelas visitas e comentários. Deus te abençoe sempre.

      Excluir

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

Abraão Compra Uma Sepultura - Gênesis 23:1-20

  Abraão Compra Uma Sepultura — Gênesis 23:1-20 Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.) A morte é uma lembrança constante de que este mundo nã...