TRADUÇÃO: Deutoronômio 6:4, quais traduções erraram e quais acertaram



 TRADUÇÃO

Deuteronômio 6 4, quais traduções erraram, e quais acertaram?
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)

2 comentários em Deuteronômio 6 4, quais traduções erraram?
a correta tradução de Deuteronômio 6:4 e Marcos 12:29 e quais versões da Bíblia erraram
O famoso “shemá” de Israel, praticamente o texto áureo dos judeus, Deuteronômio 6:4, repetido pelo Senhor em Marcos 12:29, não pode ser mal traduzido. Do contrário, a fé bíblica original de milhares de anos antes da era comum sofrerá interferência de doutrinas desenvolvidas fora do contexto original das Escrituras. Mas isso é o que mais tem acontecido hoje em quase todo o mundo evangélico e católico. O que comumente conhecemos como “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” estaria realmente correto?
Deuteronômio 6:4 interlinear no original hebraico português.
שמע Ouça, ישראל Israel: יהוה Yahweh אלהינו nosso DEUS יהוה Yahweh אחד é um
(IHOT+ דבר’ 6:4)
Isto é o que consta exatamente no texto original hebraico das Escrituras: “Ouça Israel: Yahweh é nosso Deus; Yahweh é um.”
Traduções bíblicas que traduziram este texto exatamente como no texto hebraico.
Ou ao menos traduziram muito similar ao original, isto é, não modificaram a ideia original dele, são:
Bíblia hebraica Sefer: “Escuta, Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é um só!”
VFL: Holy Bible: Easy-to-Read Translation: Ouça, ó Israel, o SENHOR é o nosso Deus. O SENHOR é só um.
A Nova Versão Transformadora quase acertou, vamos explicar por quê. Mas em sua tradução não há nada que fere a fé bíblica ensinada por Moshé (Moisés).
Ouça, ó Israel! O SENHOR, nosso Deus, o SENHOR é único!
(Nova Versão Transformadora)
O que significa “echad”?
A palavra hebraica אחד, geralmente transliterada por “echad”, significa basicamente “um, numeral um, cada um”, Dicionários da língua hebraica como Rifka Berezin e o famoso Strong concordam com isso naturalmente; e todos os demais devem concordar também.
Essa palavra aparece tanto em Gênesis 2:24, por exemplo, descrevendo que homem e mulher tornam-se uma só carne (é claro que de modo figurado, porque eles ainda continuam sendo dois corpos diferentes), quanto em Deuteronômio 17:6 para se referir à uma só testemunha, isto é, uma unidade de homem. Este mesmo último caso acontece em Josué 12:19 (um rei), 23:10 (um homem) e aproximadamente mais 200 vezes no decorrer do texto das Escrituras.
Logo, echad significa um, uma unidade, numeral um, cada um.
A palavra hebraica יחיד (yachid) significa único. Ela aparece em Gênesis 22:2, referindo-se à Isaque como sendo o único filho de Abraão, mesmo não sendo, porque Abraão também tinha a Ismael como filho. Porém Isaque era o único filho dele com sua esposa.
Outras traduções que acertaram.
A Nova Bíblia Viva também traduz de modo similar à NVT. Confira:
Ouça, ó Israel: O SENHOR é o nosso Deus, o SENHOR somente!
O mesmo acontece com a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH):
Escute, povo de Israel! O SENHOR, e somente o SENHOR, é o nosso Deus.
A Tradução Brasileira, muito utilizada no século 20, segue o mesmo raciocínio, embora um pouco incompleto:
Ouve, ó Israel; Jeová, nosso Deus, é o único Deus.
Por que “Yahweh é um”?
Até aqui vimos várias traduções bíblicas afirmando o mesmo: Yahweh é um! E embora “Yahweh é único” não seja a tradução exata, transmite o mesmo sentido de que Yahweh, e somente Ele, é o Deus de Israel.
Ora, todas as religiões antigas acreditavam em muitos deuses. O Egito, terra da qual os hebreus haviam saído a cerca de 40 anos quando Deuteronômio 6:4 foi recitado por Moshé, tinha pelo menos dezenas de divindades em seu panteão. Mas o Deus do Abraão, Isaque e Jacó mostra aos israelitas por diversas vezes que Ele é o único Deus vivo e existente. Por todos os lugares que Israel passou, a todos os povos que teve de enfrentar, sempre que estavam caminhando retamente para com Yahweh, ele os mostrava que nenhuma divindade resistia a Ele.
Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus. Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim, não há ninguém: eu sou Iahweh e não há nenhum outro!
(Isaías 45:5,6 Bíblia de Jerusalém)
Na época de Moshé (século 15 AEC), saber que Yahweh é o único e verdadeiro Deus era importante para Israel, pois estavam a ponto de entrar em uma terra cheia de gente que acreditava em muitos deuses.(Êx 23:25-25; Deut. 12:29-31).
Portanto eles deveriam saber que Yahweh é um só. Eles não acreditariam em vários deuses, mas seguiriam apenas o seu Deus, que os libertou de vida escrava, miserável e injusta no Egito antigo.
Quais traduções erraram Deuteronômio 6:4?
Eu não sei por qual motivo, mas certa confusão se fez na tradução de Deuteronômio 6:4 em muitas e populares traduções bíblicas. Elas traduziram que “o nosso Deus é o único SENHOR”. Mas o texto hebraico não diz que Ele é o único SENHOR, diz que Ele é um! Pelo motivo que explicamos acima.
A palavra “senhor” na verdade nem se quer aparece no texto hebraico, como vimos no interlinear. A palavra “SENHOR” passou a ser usada para substituir o Nome de DEUS porque os judeus massoretas, que vocalizaram o texto hebraico por volta do século 6 EC, inseriam no nome YHWH os sinais vocálicos da palavra “ADONAY” (meu Senhor). Por não se saber a pronúncia exata do nome de Deus então as traduções seguiram o mesmo costume.
Vamos às traduções que erraram em Deuteronômio 6:4.
Almeida Século 21: Ouve, ó Israel: O SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Almeida Revista e Atualizada (ARA): Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Também na Almeida Revista e Corrigida e na Almeida Corrigida Fiel. E até mesmo na King James.
Nova Almeida Atualizada: Escute, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Nova Versão Internacional: Ouça, ó Israel: O SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR.
E todas as demais que usaram “é o único SENHOR” em vez de “Yahweh é um”.
A citação de Deuteronômio 6:4 em Marcos 12:29.
Perguntado a respeito do maior mandamento, o evangelista Marcos registra as palavras de nosso Senhor Yeshua no capítulo 12:29. Sendo, obviamente, o maior conhecedor das Escrituras hebraicas, nosso Mestre deveria dar uma resposta exatamente de acordo com o que está no idioma original.
A Bíblia Peshitta da editora BVBooks, que é traduzida do Novo Testamento aramaico, o idioma que o Senhor falava, traz as palavras do Senhor exatamente de acordo com as Escrituras hebraicas. Ela traduziu assim:
E Jesus lhe respondeu: O maior de todos os mandamentos é: “Ouve, ó Israel: Yahweh nosso Deus, Yahweh é um, e amarás a Yahweh teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças. Este é o maior mandamento.
(Marcos 12:29,30 Bíblia Peshitta)
Vendo o texto grego interlinear a mesma construção é percebida, tanto no Textus Receptus como no Nestle Aland. Obviamente, todas as demais traduções do Novo Testamento deveriam seguir o mesmo: Yahweh (ou o SENHOR) é nosso Deus, Yahweh é um. Porém não é o que acontece.
Em Marcos 12:29 as traduções NTLH, Almeida século 21, ARA, ARC, ACF, King James, NAA, Bíblia Viva, NVI, NVT, VFL, e até mesmo a Bíblia de Jerusalém erraram em Marcos 12:29, traduzindo “é o único Senhor”. Dessa forma todas modificaram o que o texto realmente diz.
Dentre essas traduzidas do texto grego a única que acertou foi a Tradução Brasileira. (lembrando que essa é uma comparação dentre as mais populares, pois existem muitas outras).
Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só!
>>>>visite o site:
https://sonhospoesiaseversos.blogspot.com

2 comentários:

  1. escelente artido, profundo em conhecimento bíblico e teológico. Pastor Everaldo

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

Abraão Compra Uma Sepultura - Gênesis 23:1-20

  Abraão Compra Uma Sepultura — Gênesis 23:1-20 Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.) A morte é uma lembrança constante de que este mundo nã...