O EVANGELHO EXPLICADO

O EVANGELHO EXPLICADO

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)

Qual é a diferença entre a fé e a esperanã?

Não é simples, assim: A Esperança é expectativa. A fé é a certeza de que pode acontecer ou não. Pois a vontade de Deus e prejetos, estão juntos da fé.


O que diz na Bíblia sobre a esperança?
O princípio da esperança se estende até a eternidade, mas também pode nos amparar nos desafios cotidianos desta vida. O salmista disse: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146:5). Com esperança, temos alegria na vida.

O que é colocar a esperança em Deus?
A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

O que a Bíblia diz sobre ter esperança?
Em Cristo, temos esperança para além da vida terrena. Deus pode transformar a nossa vida, mas Ele foi além: nos deu a perspectiva de vida eterna através do Seu Filho. Ao aceitarmos Jesus, nosso coração se enche de esperança.

O que significa esperança na Bíblia?
Esperança é a expectativa e o anseio confiantes pelas bênçãos prometidas aos justos. As escrituras frequentemente se referem à esperança como a expectativa da vida eterna pela fé em Jesus Cristo.

O que significa a religião protestante?
Protestantismo é uma forma de cristianismo que se originou com a Reforma Protestante do século XVI, um movimento contra o que seus seguidores consideravam erros da Igreja Católica.

Quais são as 3 igrejas protestantes?
Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

Quais são os tipos de religião evangélica?
>Adventistas;
>Anglicanos;
>Batistas;
>Reformados;
>Luteranos;
>Metodistas;
>Pentecostais.

Qual é a religião da igreja evangélica?
A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

O que devemos fazer para alcançar a misericórdia?
Busque sempre Deus
Essa deve ser a experiência que devemos buscar a cada dia: mergulharmos nesse profundo amor e nessa infinita misericórdia de Deus, que vence a lei, que vence o pecado e nos indica o caminho certo, elevando-nos à condição de cidadãos do Céu.

O que Jesus falou sobre misericórdia?
Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.

QUAL É O SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA?
Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

Onde a justiça de Deus se revela?
Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.” A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.

Como se pratica a justiça de Deus?
A prática da justiças de Deus envolve viver de acordo com os princípios divinos de justiça, misericórdia e amor. Trata-se de agir em conformidade com o caráter de Deus e demonstrar Seus atributos em todas as nossas interações.

O QUE É A JUSTIÇA DE DEUS?
A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).


O que a Bíblia fala sobre o Reino de Deus?Jesus disse: — O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.

A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

O QUE É O REINO DE DEUS?
O Reino de Deus pode ser interpretado também como o estado terminal e final da salvação, onde os homens irão transcender-se e viver eternamente com Deus, em Deus e junto de Deus. Lá, a lei do amor incondicional a Deus e ao próximo é finalmente instaurada definitivamente.

QUEM FUNDOU JERUSALÉM?
Segundo a tradição judaica, a cidade foi fundada por Sem (filho de Noé) e Éber (bisneto de Sem), antepassados de Abraão. Nos contos bíblicos, Jerusalém era uma cidade Jebusita até o século X a.C., quando David conquistou-a e fez dela a capital do Reino Unido de Israel e Judá (c. anos 1 000 a.C.).

Quem é o povo palestino na Bíblia?
Quem é o povo palestino na Bíblia? Embora a Bíblia não apresente uma definição clara do povo palestino, pode-se inferir que são os descendentes dos antigos habitantes da região, incluindo os hebreus, filisteus e outros povos semitas que viveram na Palestina ao longo dos séculos.

Qual era o nome de Israel na época de Jesus?
Criação de Israel: Como foi fundação e origem das tensões
Nessa época, a antiga Israel era uma província do Império turco, denominada Palestina.

Quantas vezes a cidade de Jerusalém é mencionada na Bíblia?
669 vezes
A palavra Jerusalém aparece 669 vezes na Bíblia Judaica, 146 vezes no Novo Testamento e nem sequer uma vez no Alcorão.

Quantos nomes tem a cidade de Jerusalém?
Para os árabes, Jerusalém é al-Quds ("A Sagrada"). Foi chamada de Jebus (Yevus) pelos jebusitas. "Tzion" inicialmente se referiu a parte da cidade, mas depois passou a significar a cidade como um todo. Durante o reinado de David, ficou conhecida como Yir David (a cidade de David).

Por que Jerusalém tem esse nome?
Jerusalém: história, povos e religião - Enciclopédia Significados
Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

>>>Proxima artigos será a terceira aula de Bibliologia. No amor de Cristo, aos meus amigos, leitores, alunos, Peço que não fraquejem, mantenha, a luz brilhando, Cristo merece, e por Ele, Graça e Paz!




2 comentários:

  1. Pastor Raymundo, é com grande alegria que deixo esta mensagem, agradecendo pelo seu esforça e dedicação, sobretudo pelo seu notório saber em que é mostrado em seu gigante trabalho. O senhor, é uma referência de conhecimento bíblico e teológico, talvez o maior. Os evangélicos evitam de falar de Maria, a mãe de Jesus, por quê? Quero saber também, sobre o sinal da Cruz? Por favor, professor. Carlos Antunes Falcão. WASHINGTON, D.C. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão: Os evangélicos evitam de falar de Maria, a mãe de Cristo por ignorância maldosa. Ele é uma das principais personagens da Bíblia. Ela é a única mulher que teve a hionra de educar o mestre quando criança, também é a única mulher que ouviu o Filho de Deus chamá-la de mãe. As citações sobre ela encontramos no Evangelho de Lucas, quando ela inaugura um novo tempo na história da humanidade: O anjo Gabriel disse: Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus (,,,) Quando grávida do Senhor, uma nuvem cobria ela por onde andava. Meu irmão, A explicação é bem resumida. Já quanto ao sinal da cruz, os primeiros cristãos, usavam-nos para idetificação. Eles se reunião às escondidas, e quem chegasse para participar tinha que saber e fazer o sinal da cruz, mostrando assim que era cristão. Já quanto pronunciar as palavras: em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, não tem biblicamente um explicação, mas na teolologia, posso te afirmar que pronunciar a Santissíma Trindade, tem o mesmo valor de uma oração, olha que lindo e que benção: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, é uma oração sim, e forte, qualquer um pode fazer e deve fazer em memória dos primeiros cristãos e é uma reafirmação do cristianismo arraigado em fortes raízes em nós: portanto: em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. No amor de Cristo Jesus, o Justo, que Sua luz brilhe em sua vida. Graça e Paz.

      Excluir

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

Abraão Compra Uma Sepultura - Gênesis 23:1-20

  Abraão Compra Uma Sepultura — Gênesis 23:1-20 Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.) A morte é uma lembrança constante de que este mundo nã...