O EVANGELHO EXPLICADO

O EVANGELHO EXPLICADO

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)

Qual é a diferença entre a fé e a esperanã?

Não é simples, assim: A Esperança é expectativa. A fé é a certeza de que pode acontecer ou não. Pois a vontade de Deus e prejetos, estão juntos da fé.


O que diz na Bíblia sobre a esperança?
O princípio da esperança se estende até a eternidade, mas também pode nos amparar nos desafios cotidianos desta vida. O salmista disse: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (Salmos 146:5). Com esperança, temos alegria na vida.

O que é colocar a esperança em Deus?
A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

O que a Bíblia diz sobre ter esperança?
Em Cristo, temos esperança para além da vida terrena. Deus pode transformar a nossa vida, mas Ele foi além: nos deu a perspectiva de vida eterna através do Seu Filho. Ao aceitarmos Jesus, nosso coração se enche de esperança.

O que significa esperança na Bíblia?
Esperança é a expectativa e o anseio confiantes pelas bênçãos prometidas aos justos. As escrituras frequentemente se referem à esperança como a expectativa da vida eterna pela fé em Jesus Cristo.

O que significa a religião protestante?
Protestantismo é uma forma de cristianismo que se originou com a Reforma Protestante do século XVI, um movimento contra o que seus seguidores consideravam erros da Igreja Católica.

Quais são as 3 igrejas protestantes?
Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

Quais são os tipos de religião evangélica?
>Adventistas;
>Anglicanos;
>Batistas;
>Reformados;
>Luteranos;
>Metodistas;
>Pentecostais.

Qual é a religião da igreja evangélica?
A religião evangélica é uma vertente da protestante. Gidalti Guedes: O segmento religioso que é conhecido hoje no Brasil como evangélico tem sua origem na tradição das igrejas herdeiras da reforma protestante. Essa reforma ocorreu no século XIV e deu origem a diversas vertentes da religião protestante.

O que devemos fazer para alcançar a misericórdia?
Busque sempre Deus
Essa deve ser a experiência que devemos buscar a cada dia: mergulharmos nesse profundo amor e nessa infinita misericórdia de Deus, que vence a lei, que vence o pecado e nos indica o caminho certo, elevando-nos à condição de cidadãos do Céu.

O que Jesus falou sobre misericórdia?
Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.

QUAL É O SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA?
Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

Onde a justiça de Deus se revela?
Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.” A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.

Como se pratica a justiça de Deus?
A prática da justiças de Deus envolve viver de acordo com os princípios divinos de justiça, misericórdia e amor. Trata-se de agir em conformidade com o caráter de Deus e demonstrar Seus atributos em todas as nossas interações.

O QUE É A JUSTIÇA DE DEUS?
A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).


O que a Bíblia fala sobre o Reino de Deus?Jesus disse: — O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.

A esperança em Deus é essencial para vivermos bem. Afinal, ela nos ajuda a ter uma visão positiva sobre o futuro, acreditar em dias melhores, especialmente quando vivemos alguma tribulação, e a não desanimarmos diante de um mundo que nos prova a cada dia.

O QUE É O REINO DE DEUS?
O Reino de Deus pode ser interpretado também como o estado terminal e final da salvação, onde os homens irão transcender-se e viver eternamente com Deus, em Deus e junto de Deus. Lá, a lei do amor incondicional a Deus e ao próximo é finalmente instaurada definitivamente.

QUEM FUNDOU JERUSALÉM?
Segundo a tradição judaica, a cidade foi fundada por Sem (filho de Noé) e Éber (bisneto de Sem), antepassados de Abraão. Nos contos bíblicos, Jerusalém era uma cidade Jebusita até o século X a.C., quando David conquistou-a e fez dela a capital do Reino Unido de Israel e Judá (c. anos 1 000 a.C.).

Quem é o povo palestino na Bíblia?
Quem é o povo palestino na Bíblia? Embora a Bíblia não apresente uma definição clara do povo palestino, pode-se inferir que são os descendentes dos antigos habitantes da região, incluindo os hebreus, filisteus e outros povos semitas que viveram na Palestina ao longo dos séculos.

Qual era o nome de Israel na época de Jesus?
Criação de Israel: Como foi fundação e origem das tensões
Nessa época, a antiga Israel era uma província do Império turco, denominada Palestina.

Quantas vezes a cidade de Jerusalém é mencionada na Bíblia?
669 vezes
A palavra Jerusalém aparece 669 vezes na Bíblia Judaica, 146 vezes no Novo Testamento e nem sequer uma vez no Alcorão.

Quantos nomes tem a cidade de Jerusalém?
Para os árabes, Jerusalém é al-Quds ("A Sagrada"). Foi chamada de Jebus (Yevus) pelos jebusitas. "Tzion" inicialmente se referiu a parte da cidade, mas depois passou a significar a cidade como um todo. Durante o reinado de David, ficou conhecida como Yir David (a cidade de David).

Por que Jerusalém tem esse nome?
Jerusalém: história, povos e religião - Enciclopédia Significados
Jerusalém, em hebraico Yerushaláyim, é derivada da palavra Yir'a, que significa temor a Deus, mais a palavra Shalem, que significa perfeição.

>>>Proxima artigos será a terceira aula de Bibliologia. No amor de Cristo, aos meus amigos, leitores, alunos, Peço que não fraquejem, mantenha, a luz brilhando, Cristo merece, e por Ele, Graça e Paz!




2 comentários:

  1. Pastor Raymundo, é com grande alegria que deixo esta mensagem, agradecendo pelo seu esforça e dedicação, sobretudo pelo seu notório saber em que é mostrado em seu gigante trabalho. O senhor, é uma referência de conhecimento bíblico e teológico, talvez o maior. Os evangélicos evitam de falar de Maria, a mãe de Jesus, por quê? Quero saber também, sobre o sinal da Cruz? Por favor, professor. Carlos Antunes Falcão. WASHINGTON, D.C. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão: Os evangélicos evitam de falar de Maria, a mãe de Cristo por ignorância maldosa. Ele é uma das principais personagens da Bíblia. Ela é a única mulher que teve a hionra de educar o mestre quando criança, também é a única mulher que ouviu o Filho de Deus chamá-la de mãe. As citações sobre ela encontramos no Evangelho de Lucas, quando ela inaugura um novo tempo na história da humanidade: O anjo Gabriel disse: Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus (,,,) Quando grávida do Senhor, uma nuvem cobria ela por onde andava. Meu irmão, A explicação é bem resumida. Já quanto ao sinal da cruz, os primeiros cristãos, usavam-nos para idetificação. Eles se reunião às escondidas, e quem chegasse para participar tinha que saber e fazer o sinal da cruz, mostrando assim que era cristão. Já quanto pronunciar as palavras: em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, não tem biblicamente um explicação, mas na teolologia, posso te afirmar que pronunciar a Santissíma Trindade, tem o mesmo valor de uma oração, olha que lindo e que benção: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, é uma oração sim, e forte, qualquer um pode fazer e deve fazer em memória dos primeiros cristãos e é uma reafirmação do cristianismo arraigado em fortes raízes em nós: portanto: em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. No amor de Cristo Jesus, o Justo, que Sua luz brilhe em sua vida. Graça e Paz.

      Excluir

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE

 AS SETE IGREJAS DE APOCALIPSE Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th. D). 1.  Introdução Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escr...