INTRODUÇÃO À TEOLOGIA PRÓPRIA - ARTIGO TEOLÓGICO



 INTRODUÇÃO À TEOLOGIA PRÓPRIA.

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)

As obras de dogmática ou de Teologia Sistemática geralmente começam com a
Doutrina de Deus. Há boas razões para começar com a Doutrina de Deus, se partirmos da
admissão de que a Teologia é o conhecimento sistematizado de Deus de quem, por meio
de quem, e para quem são todas as coisas. Em vez de surpreender-nos de que a dogmática
começa a Doutrina de Deus, bem poderíamos esperar que fosse completamente um
estudo de Deus, em todas as suas ramificações do começo ao fim.
Iniciamos o estudo de Teologia com duas pressuposições, a saber:
1. Que Deus existe.
2. Que Ele se revelou em Sua Palavra Divina.
Para nós a existência de Deus é a grande pressuposição da Teologia, pois não há
sentido em falar-se do conhecimento de Deus, senão se admite que Deus existe. Embora a
verdade da existência de Deus seja aceita pela fé, esta fé se baseia numa informação
confiável. O Cristão aceita a verdade da existência de Deus pela fé. Mas esta fé não é uma
fé cega, mas fé baseada em provas, e as provas se acham, primariamente, na Escritura
como a Palavra de Deus inspirada, e, secundariamente, na revelação de Deus na natureza.
Nesse sentido a Bíblia não prova a existência de Deus. O que mais se aproxima de uma
declaração talvez seja o que lemos em Hebreus 11:6: A Bíblia pressupõe a existência de
Deus em sua declaração inicial: “No principio criou Deus os céus e a Terra”. Vê-se Deus em
quase todas as páginas da Escritura Sagrada em que Ele se revela em palavras e atos. Esta
revelação de Deus constitui a base da nossa fé na existência de Deus, e a torna uma fé
inteiramente razoável. Deve-se, notar, que é somente pela fé que aceitamos a revelação
de Deus e que obtemos uma real compreensão do seu conteúdo. Disse Jesus, Se alguém
quiser fazer a vontade dele conhecer· a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo
por mim mesmo (Jô 7:17). É estes conhecimentos intensivos, resultantes da intima
comunhão com Deus, que Oséias tem em mente quando diz: “Conheçamos, e prossigamos
em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:3). O incrédulo não tem nenhuma real compreensão da
Palavra de Deus. As Palavras de Paulo são muito pertinentes nesta conexão: Onde está o
sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca
a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por
sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela loucura da pregação (1 Co
1:20,21).

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