O SER DE DEUS - ARTIGO TEOLÓGICO

 O Ser de Deus

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
Relação do Ser e dos Atributos de Deus. O Ser de Deus. É evidente que o Ser de Deus
não admite nenhuma definição cientifica. Uma definição Genética
pode dar de Deus, visto que Deus não é um dentre várias espécies de deuses, que pudesse
ser classificado sob um gênero único. No máximo, só é possível uma definição analítico-
descritiva. Esta simplesmente menciona as características de uma pessoa ou coisa, mas
deixa sem explicação o ser essencial. E mesmo uma definição dessas não pode ser
completa, mas apenas parcial, porque é impossível dar uma descrição de Deus positiva
exaustiva. (Como oposta a uma negativa). A Bíblia nunca opera com um conceito abstrato
de Deus, mas sempre O descreve como o Deus vivente, que entra em várias relações com
as suas criaturas, relações que indicam vários atributos diferentes. Sua essência em (Pv
8:14), a natureza de Deus em (2 Pe 1:4). Outra passagem repetidamente citada como
contendo uma indicação da essência de Deus, e como a que mais se aproxima de uma
definição na Bíblia é João 4:2: Deus é espírito, e importa que os seus adoradores o adorem
em espírito e em verdade. O ser de Deus é caracterizado por profundidade, plenitude,
variedade, e uma glória que excede nossa compreensão e a Bíblia apresentam isto como
um todo glorioso e harmonioso, sem nenhuma contradição inerente. E esta plenitude de
Deus acha expressão nas perfeições de Deus, e não doutra maneira. Da simplicidade de
Deus segue-se que Deus e Seus atributos são um. Comumente se dizem que os atributos
de Deus são o próprio Deus, como Ele se revelou a nós. Os escolásticos acentuavam o fato
de que Deus é tudo quanto Ele tem. Ele tem vida, luz, sabedoria, amor e justiça, e se pode
dizer com base na Escritura que Ele é vida, luz, sabedoria, amor e justiça. Os escolásticos
afirmavam ademais, que toda a essência de Deus é idêntica a cada um dos atributos, de
modo que o conhecimento de Deus, é Deus, a vontade de Deus, é Deus, e assim por
diante. Alguns deles chegaram mesmo a dizer que cada atributo é idêntico a cada um dos
demais atributos, e que não existem distinções lógicas em Deus.

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