EM QUE SENTIDO MOISÉS VIU DEUS?

 Em Que Sentido Moisés Viu a Deus?

Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
Em Que Sentido Moisés Viu a Deus?
Moisés certa vez expressou o desejo de ver a Deus. Em Êxodo 33:18-20, lemos: “‘Por favor, faze-me [a Moisés] ver a tua glória.’ Mas ele [Deus] disse: ‘Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Javé; e vou favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia.’ E acrescentou: ‘Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo.’”
O que Deus permitiu que Moisés visse foi a passagem de Sua glória. Os versículos 21-23 rezam: “E Javé disse mais: ‘Eis um lugar junto a mim, e tens de postar-te sobre a rocha. E há de suceder que, quando a minha glória estiver passando, terei de colocar-te numa gruta na rocha e terei de pôr a palma da minha mão sobre ti como anteparo, até eu ter passado. Depois terei de tirar a palma da minha mão e hás de ver-me pelas costas. Mas a minha face não se pode ver.’”
Em harmonia com o que Javé disse a Moisés e com o que disse o apóstolo João no cap. 1.18, Moisés não viu nenhuma materialização ou forma material de Deus. Tudo o que Moisés viu foi um reflexo do esplendor da presença divina que passava. Mesmo assim, ele teve de ser protegido por Deus. Obviamente, não foi o próprio Deus que Moisés viu.
Quando Moisés falou a Deus “face a face”, conforme declarado em Êxodo 33:11, ele não teve contato visual com Javé. Essa expressão indica a maneira em que Moisés se comunicava com Deus, não o que ele via. Falar com Deus “face a face” indica um diálogo. Similarmente, a pessoa pode manter um diálogo por telefone, sem ver a outra pessoa.
Quando Moisés falou com Deus e recebeu instruções dEle, a comunicação não foi através de visões, como muitas vezes se dava no caso de outros profetas. Isto é dito em Números 12:6-8, onde lemos: “Ele prosseguiu, dizendo: ‘Ouvi as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta vosso para Javé, seria numa visão que me daria a conhecer a ele. Falar-lhe-ia num sonho. Não assim com meu servo Moisés! Ele está sendo incumbido de toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, mostrando-lhe assim, e não por enigmas; e a aparência de Javé é o que ele contempla.’” Em que sentido Moisés contemplava “a aparência de Javé”?
Moisés contemplou “a aparência de Javé” quando ele, Arão e certos outros homens estavam no monte Sinai. Em Êxodo 24:10, está escrito: “E chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dele havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza.” Mas, em que sentido Moisés e os outros homens puderam “ver o Deus de Israel”, visto que Deus dissera a Moisés: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo”? O versículo 11 explica, pois diz: “Ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam.” Assim, a aparência de Deus que Moisés e os outros viram foi por meio de uma visão.
No amor de Cristo, Graça e Paz!
......................................
In What Sense Did Moses See God?
Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.)
In What Sense Did Moses See God?
Moses once expressed a desire to see God. In Exodus 33:18-20, we read: “‘Please let me [Moses] see your glory.’ But he [God] said, ‘I will make all my goodness pass before you, and I will declare the name of the Lord before you. I will show favor to whomever I show favor, and I will have compassion on whomever I have compassion.’ And he said, ‘You cannot see my face, for no man can see me and live.’”
What God allowed Moses to see was the passing of His glory. Verses 21-23 read: “And the Lord said, ‘Behold, there is a place near me, and you shall stand on the rock. And it will happen, when my glory passes by, that I will put you in a cave in the rock and will put my hand over you until I have passed by. Then I will take my hand away, and you will see my back, but my face cannot be seen.’”
In harmony with what Yahweh told Moses and with what the apostle John said in chapter 1:18, Moses did not see any materialization or physical form of God. All that Moses saw was a reflection of the splendor of the divine presence passing by. Even so, he had to be protected by God. Obviously, it was not God Himself that Moses saw.
When Moses spoke to God “face to face,” as stated in Exodus 33:11, he did not have visual contact with Yahweh. This expression indicates the manner in which Moses communicated with God, not what he saw. Speaking with God “face to face” indicates a dialogue. Similarly, a person can carry on a conversation over the telephone without seeing the other person.
When Moses spoke to God and received instructions from Him, the communication was not through visions, as was often the case with other prophets. This is stated in Numbers 12:6-8, where we read: “Hear my words, please. If there were a prophet of yours for the Lord, I would make myself known to him in a vision. I would speak to him in a dream. Not so with my servant Moses! He is entrusted with all my household. I speak to him mouth to mouth, showing him thus, and not in riddles; and the appearance of the Lord is what he sees.” In what sense did Moses see “the appearance of the Lord”?
Moses saw “the appearance of the Lord” when he, Aaron, and certain other men were on Mount Sinai. In Exodus 24:10, it is written: “And they came to see the God of Israel. And under his feet was what looked like the work of sapphire stones, and as the heavens themselves for purity.” But in what sense could Moses and the other men “see the God of Israel,” since God had said to Moses, “No man can see me and live”? Verse 11 explains, for it says, “He did not stretch out his hand against any of the other men of the children of Israel, but they saw a vision of the true God, and they did eat and drink.” Thus the appearance of God that Moses and the others saw was by way of a vision.
Todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

postagem mais lida

Abraão Compra Uma Sepultura - Gênesis 23:1-20

  Abraão Compra Uma Sepultura — Gênesis 23:1-20 Prof. Raymundo Cortizo Perez, (Th.D.) A morte é uma lembrança constante de que este mundo nã...